Com base nos dados apurados pela Coordenadoria Estadual Antidrogas (Cead), da Secretaria da Justiça e da Cidadania, de que cerca de 15% dos jovens da faixa etária de 18 a 21 anos apresenta algum grau de dependência ao álcool, o secretário Aldo Parzianello solicitou aos prefeitos dos 399 municípios do Paraná a restrição da propaganda do produto em locais freqüentados por esse grupo. Isso porque, segundo o levantamento, esses jovens já tiveram contato com a bebida alcóolica desde os 10 anos em média.

continua após a publicidade

?Essa mobilização tem por finalidade proteger nossas crianças e jovens de um provável acesso ao uso de outras drogas?, alertou Parzianello. ?Toda a sociedade e o poder público têm que se aliar para que se faça cumprir o que está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente?, acrescentou o secretário. Ele comentou a respeito do que rege o artigo quarto da lei 8069/90 do ECA, que impõe com absoluta prioridade que o Poder Público assegure proteção integral à criança e ao adolescente, resguardando-as de qualquer tipo de violência ou indução a ela.

De acordo com ofício encaminhado aos prefeitos, Parzianello propõe a proibição e mesmo a retirada de qualquer publicidade de bebidas alcóolicas em locais públicos ou próximos a estabelecimentos educacionais. Conforme a justificativa, essa medida reduziria o estímulo e acesso ao consumo do álcool.

A Cead implantou programas de sensibilização e capacitação de servidores públicos, para orientação e prevenção ao consumo abusivo do álcool. Caso qualquer prefeitura ou entidade de outro município tenha interesse em aderir ao projeto, mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3221-7272.

continua após a publicidade