Com o objetivo de promover ações de cidadania, o secretário da Justiça e da Cidadania, Aldo Parzianello, enviou propostas a todas as prefeituras do Paraná, para estabelecer futuras parcerias nessa área. " ‘O município, um estado de cidadania’ é o nome do projeto que pretendemos desenvolver com as administrações municipais, criando coordenadorias e conselhos específicos, para que a população possa exercer seu direto como cidadão, aparado pelos seus direitos democráticos", explicou o secretário.
No documento encaminhado aos prefeitos do Estado, Parzianello destacou as ações desenvolvidas pela Secretaria, como as realizadas pela Coordenadoria Estadual Antidrogas, dos Direitos e da Cidadania, que poderiam auxiliar nos programas de criação de conselhos municipais, formado por representantes de órgãos públicos e da sociedade civil, elaborando políticas de prevenção e combate ao uso de substâncias tóxicas e dependências químicas.
Também foram enviados projetos, que os municípios interessados poderiam aderir à "Prevenção Comunitária", que visa a conscientização e participação da comunidade na redução do consumo de álcool, com foco para coibir o índice de criminalidade.
Para a população em geral, o secretário propõe implantação de Procons, para defesa do consumidor, assim como o Conselho da Mulher e programas de educação para o trânsito e ambiental. Divulgação dos estatutos do Idoso da Criança e do Adolescente também compõem a lista de propostas da Seju, que teria a função de dar suporte técnico para as prefeituras, com custo zero.