A Secretaria da Justiça e da Cidadania e a Associação Brasileira de Árbitros e Mediadores (Abrame) assinaram nesta segunda-feira um termo de cooperação para criar um espaço de soluções amigáveis em situações de conflitos. O serviço de mediação e conciliação irá funcionar no prédio que abrigará o Procon/PR e onde já atua a Defensoria Pública. "Será uma forma de criarmos uma cultura de harmonização e solução de problemas", enfatizou o secretário da pasta, Aldo Parzianello.

continua após a publicidade

O acordo prevê que profissionais da Abrame capacitem funcionários dos dois órgãos da Secretaria para possibilitar soluções de consenso que envolvam interesses da população. O coordenador do Procon, Algaci Túlio, classificou o serviço como "esclarecedor para qualquer tipo de negociação, antes de se impetrar uma ação administrativa".

A chefe da Defensoria Pública, Silvia Xavier, explicou que a mediação em seu setor atuará na área de família. "Já adotamos uma assessoria de emergência onde são realizados encaminhamentos nos casos envolvendo crianças, mulheres, idosos e ajuizando medidas administrativas por meio de convênio com estagiários de Direito, para maior agilidade dos nossos processos", concluiu.

O presidente da Abrame, Áureo Simões Júnior, esclareceu que os serviços da entidade, criada em 1995, têm como principal objetivo "promover uma mediação preventiva, com pensamento cooperativo e criando a cultura do consenso". Segundo ele, cerca de 80% dos casos são solucionados por meio da mediação de profissionais da Abrame, compostos por representantes de diversos segmentos da sociedade, como pedagogos, psicólogos, engenheiros, executivos, entre outros.

continua após a publicidade