Com 22 Arranjos Produtivos Locais (APL´s) distribuídos em diversas regiões do Paraná, empresários unidos em uma mesma atividade econômica passam a promover, com planejamento, a expansão de suas atividades e a se integrar com outras economias complementares.

continua após a publicidade

Um exemplo é o que ocorre com o APL de equipamentos e implementos agrícolas, que está surgindo em Cascavel, no Oeste do Estado, e que já articula uma parceria com o APL da mandioca, localizado em Paranavaí, no Noroeste do Paraná.

Segundo o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Jacir Bergmann II, Cascavel, região de forte vocação agroindustrial, deverá produzir máquinas para o plantio e colheita de mandioca. ?Esta parceria entre dois APLs possibilita o fortalecimento das empresas, maior competitividade, inserção de produtos em novos mercados e mais empregos?, afirma.

União

continua após a publicidade

Para desenvolver e produzir as máquinas, os empresários de Paranavaí e Cascavel inscreveram um projeto de captação de recursos junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que financia a inovação e  pesquisa científica e tecnológica. ?Estas máquinas são necessárias para diminuir o trabalho braçal, garantindo maior produtividade e qualidade, sem degradar o solo?, diz o representante da Secretaria do Planejamento, César Rissete.

A tecnologia no agronégocio é também fator fundamental para o avanço dos APL´s, como explica o gerente do Senai em Cascavel, Paulo Grando. ?Quando os empresários visam tecnologia ocorre um crescimento na capacitação, investimentos que podem trazer inovações e posteriormente novos produtos com qualidade?.

continua após a publicidade

Exemplos

Em todo o Paraná, milhares de empregos já foram gerados a partir da interação de empresários, governo, instituições de crédito, ensino e pesquisa para a formação de APL´s. Na região de Cascavel e Toledo, já trabalham unidas 65 indústrias de equipamentos e implementos agrícolas, gerando mais de mil empregos diretos.

Em Apucarana, no Norte do Paraná, as 200 indústrias de bonés  geram 10 mil empregos diretos. Outro exemplo de sucesso vem de Cianorte, no Noroeste, onde está o APL das indústrias de confecções. ?É um Arranjo Produtivo Local que emprega 12 mil funcionários distribuídos em 350 empresas?, informa o coordenador de Promoção Industrial e Comercial do Paraná, Jorge Guerra.