Para reformular o currículo do ensino jovens e adultos, a Secretaria de Estado da Educação realiza a partir desta segunda-feira (28), um encontro com professores e educadores de todo o Estado. As reuniões prosseguem até o dia 30 e deverão debater as propostas apresentadas por educadores de todo o Paraná.

continua após a publicidade

?O objetivo é retomar o documento das diretrizes curriculares a partir da semana pedagógica, analisar as coerências e as incoerências das propostas?, explicou a chefe do Departamento de Ensino de Jovens e Adultos, Maria Aparecida Zanetti. A técnica lembrou que os debates estão acontecendo desde 2003.

Segundo Maria Aparecida o currículo está sendo reformulado a partir dos saberes básicos da educação, mas com abordagem metodológica diferenciada em função do perfil dos educandos. ?Dentro das diretrizes há três eixos articulados: tempo, trabalho e cultura. É com base nesses parâmetros que estamos adequando o ensino de jovens e adultos?, garante.

?Essas pessoas já têm experiência de vida acumulada, ou já estudaram durante algum tempo, devido a isso não precisam ter o mesmo tempo de estudo que uma criança?, explicou Aparecida. Quanto ao segundo eixo – trabalho – é abordado o mundo do trabalho como produção da existência humana. ?Todas as pessoas produzem de forma diferente, para diversos significados desse mesmo tema?, esclarece.

continua após a publicidade

A cultura é vista como uma solução, pois são distintas. ?É necessário adequar a cultura sem perder de vista o que é básico para a educação, o que é legal?, afirma. Nos meses de abril e maio haverá mais duas capacitações em Faxinal do Céu para fecharem a nova proposta pedagógica com a presença do Ministério da Educação (MEC). A previsão é iniciar gradativamente o novo currículo em 2006, concluiu Maria Aparecida.