O secretário da Educação, Maurício Requião, lançou nesta terça-feira (27), durante reunião da Escola de Governo, a última etapa do programa Paraná Digital, que vai completar a instalação de equipamentos de informática em colégios estaduais. Segundo o secretário, as escolas já começaram a receber a visita dos técnicos que vão fazer a instalação e a conexão dos cabos de fibra óptica da Copel nos 44 mil computadores. ?Até o final deste ano, todos os 2.100 colégios da rede pública de ensino do Estado vão utilizar laboratórios de informática com internet banda larga?, previu.
O objetivo do programa, explicou Mauricio, é o de também socializar o conhecimento gerado pelos computadores nas salas de aula. ?Partimos do princípio de que a escola é uma usina de conhecimentos. Desejamos que esse conhecimento possa ser partilhado de uma sala de aula para outra sala, de uma escola para outra escola e de um Estado para outro Estado. Esse é um direito dos alunos e professores de conhecer o que acontece fora do seu cotidiano escolar?, afirmou.
O secretário disse ainda que implantar programas como este só foi possível graças a outras medidas implantadas pela Secretaria da Educação, como o Plano de Cargos e Salários, o concurso público para a contratação de novos professores e funcionários e o fortalecimento dos colégios agrícolas e profissionalizantes.
Até o final deste mês, 36 escolas serão conectadas às fibras ópticas da Copel, mas a média, a partir de julho, será de 400 escolas conectadas por mês. Os laboratórios utilizarão a tecnologia multiterminal, desenvolvida pela Universidade Federal do Paraná, que possibilita a ligação de conjuntos periféricos ? compostos por quatro teclados, mouses e monitores ? em um computador, formando assim, quatro estações de trabalho independentes.
Inclusão digital
A Secretaria da Educação adota três princípios para a inclusão digital no Paraná, que se caracterizam pelo acesso à tecnologia, à integração de ações ? como, por exemplo, a utilização do portal do Governo do Estado e os telecentros, para promover a inclusão digital não só nas escolas, mas atingir toda a comunidade ? e os investimentos em tecnologias para melhorar a qualidade de ensino nas escolas.
Dentro dos três princípios, adotados pela Secretaria da Educação, três programas são destacados. O primeiro é o projeto Paraná Digital, que tem por objetivo criar a infra-estrutura para que os alunos e professores tenham condições de pesquisa na comunidade escolar, por meio do acesso a computadores e à internet rápida.
O segundo é o premiado portal ?Dia-a-dia Educação?. Por meio do site, os professores podem, além de pesquisar e publicar sua produção intelectual, colaborar com a inserção de conteúdo nos trabalhos feitos por outros educadores, favorecendo, assim, o intercâmbio de conhecimento.
O terceiro programa envolve as Coordenações Regionais de Tecnologia na Informação (CRTEs) que – por meio dos assessores de tecnologia na educação, dos 32 núcleos regionais do Estado – incentivam os professores a usarem as tecnologias educacionais nas escolas.