A Secretaria da Educação lançou nesta quarta-feira (26), na Escola de Educação Especial Boa Vista, em Curitiba, o primeiro livro com versão em braile: ?A Viagem das Sementes?. O livro foi adaptado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
O exemplar será distribuído para às bibliotecas e instituições e depois reproduzido para que todos tenham acesso. A Secretaria da Educação fez a confecção do livro através das onze impressoras de braile distribuídas no Estado. O Paraná tem atualmente 957 alunos cegos, que são atendidos nas 198 Instituições e Centros de Atendimentos distribuídos pelo Estado.
Inédita
Segundo a técnica pedagógica da área visual, Mirian de Souza Fagundes, essa é uma proposta inédita no Paraná. ?Este é o primeiro livro de conscientização que está sendo adaptado no Estado para os alunos cegos?, disse. Ela acrescenta que esta iniciativa fará com que o aluno cego tenha acesso nas novas leituras. ?Acreditamos que a partir dessa iniciativa do governo do Estado e parcerias, outras obras surgirão. A produção do material não tem um custo muito alto, e para facilitar solicitamos às editoras que enviem a obra digitalizada para agilizar o trabalho dos funcionários dos CAPs?.
Miriam lembra que de acordo com a lei federal dos direitos autorais (9610/98), a reprodução de obras literárias, artísticas ou científicas, para uso exclusivo de deficientes visuais e sem fins comerciais, pode ser feita mediante o sistema braile sem constituir ofensa aos direitos autorais.