A Secretaria da Educação lançou o primeiro Caderno Temático sobre os
Instrumentos de Avaliação das Escolas Públicas do Paraná para que as escolas
avaliem as mais diversas instâncias do sistema escolar, considerando os métodos
pedagógicos e a estrutura da escola. O trabalho é resultado de uma série de
seminários e encontros que vêm sendo realizados desde o ano passado com a
presença de técnicos da Secretaria, professores de Núcleos de Educação e de
diversas escolas.
? Nós acreditamos que a avaliação é uma etapa
importante do processo de efetivação do projeto educacional que temos no
Estado?, afirmou a superintendente da Secretaria da Educação, Yvelise
Arco-Verde.O primeiro caderno temático trata da Avaliação Institucional e a
intenção da Secretaria de Educação é aumentar a interlocução entre a comunidade
escolar, núcleos e SEED.
?A partir desse trabalho será possível ter uma
visão do conjunto da escola e a voz dos alunos, pais e professores, que terá
grande relevância nesse processo para sinalizar medidas que devem ser
empreendidas?, afirmou professora Marlene Aparecida Comin de Araújo,
coordenadora da equipe de estudos e pesquisas educacionais.
Para a
realização desse trabalho, técnicos da Secretaria tomaram por base não só as
reuniões técnicas, mas também pré-testagens feitas em 10 escolas públicas dos
núcleos de Curitiba, Região Metropolitana Norte e Sul. As características das
escolas selecionadas para o experimento serviram de amostra para representar o
perfil da maioria das escolas do Paraná.
Foram entregues formulários
para uma comissão formada por pais, alunos, funcionários e professores
questionando sobre o que deveria ser feito para melhorar o sistema escolar. A
partir desses dados, a Secretaria está compilando os resultados da pesquisa para
que os Cadernos Temáticos de Avaliação sirvam como base para elaboração de um
plano de trabalho para cada uma das escolas.
