A administração estadual tem investido pesado na qualificação dos servidores. Uma mostra disso é o Programa de Desenvolvimento de Competências (PDC), da Escola de Governo, que promove cursos de curta duração ao funcionalismo público. De acordo com levantamento da coordenação do programa, só no primeiro semestre deste ano foram realizados 41 eventos de capacitação e aprimoramento profissional da categoria. Ao todo, nesses eventos, foram preenchidas 1.277 vagas.
São cursos, palestras, oficinas e outras iniciativas que tratam de assuntos relacionados ao cotidiano de trabalho do servidor ou que dizem respeito ao desenvolvimento pessoal do funcionário público. Temas como licitações, previdência, uso de ferramentas de informática, motivação profissional, organização no ambiente de trabalho, estresse estão entre os mais comuns e procurados.
Alguns dos eventos são abertos a servidores de todas as áreas, funções e cargos; outros, dependendo do tema, para funcionários de áreas, funções e cargos específicos. Boa parte dos eventos é definida pela equipe da Escola de Governo. No entanto, há casos em que os órgãos públicos, sentindo necessidade de treinar seus funcionários para determinada situação, solicitam e constróem o curso com os técnicos da ?Escola?.
Criação
O PDC existe desde 2004, quando foi criada, na atual gestão, a Escola de Governo do Paraná ? vinculada à Secretaria da Administração e da Previdência. A maioria dos eventos é realizada na sede da Gerência Executiva da ?Escola?, no Centro Administrativo Santa Cândida, em Curitiba. Todavia, dependendo do tema ou do público alvo, o curso pode ocorrer em outros locais (inclusive no interior), em parceria com outros órgãos do governo.
Mais informações, assim como a programação de eventos, podem ser conferidas no Portal do Servidor (www.pr.gov.br/portaldoservidor) ou no sítio da Escola de Governo (www.escoladegoverno.pr.gov.br).