A Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul fechou o ano de 2006 com 550 atendimentos a investidores, consultores e empreendedores interessados em instalação ou expansão de atividades industriais e comerciais no Paraná. É o resultado de políticas públicas do Estado para acelerar o crescimento econômico do Paraná e para a geração de mais empregos e renda.
Segundo o secretário Jacir Bergmann II, diversos programas ajudaram na criação de novos empregos formais no Paraná. ?Desde janeiro de 2003, foram criadas no Paraná mais de 158 mil novas empresas, que ajudaram na criação de 341 mil empregos?, afirma o secretário. ?Com a redução ou isenção do pagamento de ICMS, mais de 140 mil microempresas paranaenses foram isentas e outras 31 mil pequenas empresas tiveram alíquotas reduzidas?, acrescenta.
Empresas
Entre as iniciativas governamentais, um dos destaques ficou com o programa Bom Emprego, que alcançou a marca de 96 empresas beneficiadas em 2006. ?Com benefícios fiscais concedidos às empresas que se instalaram no Estado ou ampliaram suas atividades, os investimentos gerados pelo programa já ultrapassaram R$ 2,8 bilhões?, explica Bergmann II.
Em 2006, a Secretaria também analisou 48 projetos de investimentos para implantação de barracões industriais, solicitados por 35 prefeituras, beneficiando 80 pequenas empresas ligadas a diversos setores como facções, confecções, indústria de alimentos, metalúrgico, móveis e embalagens.
?Além disso, recebi os 40 maiores empresários do Paraná com o objetivo de ouvir as principais reivindicações, reunindo assim dados para análise de ações efetivas?, acrescenta o secretário Jacir Bergmann II.
Na área de comércio exterior, o Paraná se fez presente em eventos como o Encomex em Cambé, o Pollutec 2006 em Lyon (França) e o Bio Brazil Fair, de São Paulo. Ao total, o governo prestou atendimento para 53 empresários em todo o Estado.
Nesta mesma linha de programas , o governo do Paraná apostou na área de inteligência comercial. ?O nosso objetivo foi propor ferramentas capazes de gerar informações estratégicas para as atividades das empresas através de missões comerciais, feiras, projetos e eventos?, diz o secretário. ?Até o momento, já foram analisadas 232 empresas paranaenses?, conclui Bergmann II.