Fortaleza – Dos 184 municípios cearenses, 141 estão em estado de emergência por causa da seca. Desse total, 126 tiveram a situação reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional, mas apenas 92 são abastecidos pela Operação Carro-Pipa coordenada pelo Exército. Na quarta-feira outros 26 municípios começam a ser atendidos pelo programa.

continua após a publicidade

O Ceará tem mais de 90% de seu território encravado no semi-árido, que se caracteriza pela distribuição irregular das chuvas. A região dos Inhamuns é a mais castigada. Os açudes secaram e a população é obrigada a caminhar quilômetros em busca de água para beber. Quem pode paga. Em Quixadá, no sertão central, a lata d’água de 20 litros custa R$ 0,70. Secas, muitas cisternas – apontadas como alternativa para os tempos de estiagem – estão rachando.

A esperança vem do Cariri, onde começam a ser registradas as primeiras chuvas. O governo do Ceará deverá começar a distribuir sementes aos agricultores a partir do dia 15. De acordo com o secretário de Agricultura e Pecuária do Estado, Carlos Matos, serão destinados R$ 210 milhões em linhas de crédito para a safra de 2006.

continua após a publicidade