Presente nos 26 Estados e no Distrito Federal, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é dono de um orçamento anual de cerca de R$ 850 milhões. A cada dois anos, são realizadas eleições para escolha dos novos dirigentes. Uma das entidades do chamado sistema "S" – além dos Serviços Social da Indústria (Sesi) e Nacionais de Aprendizagem Industrial (Senai) e Comercial (Senac) por exemplo -, o Sebrae recebe contribuições mensais do segmento empresarial e recursos orçamentários para promover cursos, dar orientações e apoiar políticas voltadas ao desenvolvimento da atividade empresarial cujo faturamento anual não passa de R$ 120 mil e cujos estabelecimentos empregam menos de 19 funcionários.
No fim de 2004, segundo o Sebrae, foram renovados cerca de um terço dos superintendentes estaduais. O restante foi reconduzido ao cargo.
De acordo com o serviço, existem hoje 4,6 milhões de micro e pequenas empresas que equivalem a 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. Atualmente, esses pequenos negócios empregam mais de 14 milhões de trabalhadores, diretamente, representando cerca de 56% da mão-de-obra com carteira assinada.