O VarejoMAIS foi sucesso em 28 cidades do Paraná em 2006. Capacitou, com parceiros locais, 6 mil pessoas, durante 22 mil horas de consultorias. Ao todo, 1.130 empresas no Estado participaram do Programa. Só na região de Curitiba, 230 empresas, de sete cidades, distribuídas em nove grupos. Um total de 1.350 horas de capacitação e 4,8 mil horas de consultorias em lojas que comercializam confecções, calçados, suprimentos de informática, presentes, móveis, perfumes, cosméticos, farmácias, papelarias, joalherias, óticas e revistarias.

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O VarejoMAIS trabalha conceitos técnicos, para fortalecer os empreendimentos, tornando-os mais competitivos. Durante o Programa, empresários aprendem a aumentar e melhorar a gestão da carteira de clientes, definir novos produtos, serviços e processos, aprimorar a administração da loja, desenvolver equipes de vendas, fidelizar clientes. São etapas do Programa: 1. Diagnóstico organizacional avaliando o atendimento (através da metodologia do Cliente Oculto) e a estrutura física da loja e da gestão empresarial (através da metodologia DOL – Diagnóstico Operacional da Loja); 2. Capacitação Gerencial e Funcional (gerentes e a força de vendas); 3. Consultoria especializada, assessorando os empresários nas soluções pertinentes à melhoria de resultados no negócio.

Oportunidade para todos

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Paraná e presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana, diz que o VarejoMAIS foi estruturado em 2006 nas principais cidades do Estado e que neste ano, além de cidades maiores como Curitiba, será estendido para municípios de menor porte. "Os municípios menores têm que ter a mesma oportunidade para se desenvolverem. Por isso, terão o apoio do Sebrae e da Fecomércio."

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De acordo com Piana,  o Programa fortalece o comércio, evitando a evasão dos compradores para grandes centros e outros estados. "Queremos levar capacitação suficiente às pequenas e médias cidades para que possam ter uma melhor performance financeira, estrutural e de competição", assinala.

Para o coordenador estadual para Assuntos da Indústria, Comércio e Serviços do Sebrae no Paraná, Agnaldo Castanharo, o Programa está aberto para todos os empresários de micro e pequenas empresas que comercializam bens de consumo. "Vamos levar o conhecimento do Sebrae e da Fecomércio, com a ajuda de parceiros locais, para os empresários do setor que estão nos pequenos municípios. Isso vai melhorar a gestão de seus negócios", aposta.

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"A intenção dessa parceria é tornar o comércio varejista mais competitivo. Fazer que o comércio seja mais valorizado pelos consumidores", explica a consultora do Sebrae no Paraná e coordenadora do VarejoMAIS na região de Curitiba, Walderes Bello. Segundo a consultora, para chamar a atenção dos consumidores, os empresários precisam se profissionalizar e o VarejoMAIS é uma oportunidade para se manterem atualizados.

Decisões compartilhadas

O VarejoMAIS deve ser lançado em 39 municípios do Paraná, no decorrer de 2007. Está prevista ainda a segunda edição do Prêmio O Melhor do VarejoMAIS, de reconhecimento às empresas participantes do Programa. O Prêmio tem como objetivo reconhecer as micro e pequenas empresas cuja atuação sirva de referência nas respectivas cidades, assim como reconhecer aquelas que obtiveram um maior desempenho durante a execução do Programa.

Uma novidade neste ano é a implantação, em alguns municípios a serem definidos, de governanças compartilhadas, formadas por lideranças locais, para discutir o setor de forma coordenada. Sebrae, Fecomércio e parceiros locais vão discutir a viabilidade de criação dessas governanças. "Nessas governanças, serão discutidas soluções e estratégias de revitalização para tornar o comércio varejista mais atraente", explica Agnaldo Castanharo, do Sebrae no Paraná.

A experiência desenvolvida por empresários na Rua Augusto Stresser, em Curitiba, servirá de modelo no processo de implantação de futuras governanças. Em 2006, os empresários que participaram do VarejoMAIS e que têm micro e pequenas empresas de comércio na Augusto Stresser formaram um grupo para discutir a remodelação da rua, tornando-a mais atrativa para os consumidores.