Sebrae destinará R$ 600 mil a programa de apoio a incubadoras em 2005

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ) vai dar apoio técnico-financeiro a 12 incubadoras e suas 144 empresas abrigadas no estado, no próximo ano. Os recursos, no valor global de R$ 600 mil, foram disponibilizados meio a meio pelo Sebrae Nacional e a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

A gestora do Programa Sebrae de Incubadoras, Ana Paula Werneck, revelou hoje que metade dos recursos será repassada até dezembro deste ano e o restante, no segundo semestre de 2005. As instituições selecionadas comprovaram contrapartida de 20% sobre o valor a ser repassado.

Para receber a segunda parcela, a incubadora deverá prestar contas de pelo menos 70% da parcela inicial e ter a aprovação dos auditores. Depois da prestação de contas da totalidade dos recursos, a incubadora estará apta a concorrer a novo apoio anual.

O programa de incubadoras destina-se a garantir o fortalecimento e a competitividade dos micro empreendimentos nas fases de pré-incubação e incubação, através de apoio técnico-gerencial. Ana Paula destacou que esse edital do Sebrae/RJ é voltado ao fortalecimento das empresas, ao contrário do anterior, que visava à capacitação gerencial das equipes das incubadoras.

Para Ana Paula, o fato de se localizarem próximo às universidades ou centros de pesquisa dá às empresas incubadas várias vantagens. Uma delas é estar em um ambiente especialmente criado para seu fortalecimento.

Além dos custos mais baixos e da facilidade de contratar estagiários competentes, a gestora do programa afirmou que o principal fator positivo das incubadoras é permitir que o micro empreendedor tenha a ajuda de especialistas, de modo a saber sanar as dificuldades.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo