Duas pernambucanas receberam na quinta-feira (22) o Prêmio Mulher Empreendedora 2006, promovido pelo Sebrae Pernambuco. A olindense Silvia Dayse da Silva Nogueira, proprietária do buffet Dayse Nogueira Recepções; e a recifense Telma Maria Andrade Ferreira, representante da Associação Cultural e Assistencial dos Artistas de Pernambuco, Acaape, foram as vencedoras da etapa estadual da edição 2006 do Mulher Empreendedora. Elas irão concorrer, no dia 28, em Brasília, às etapas regional e nacional do prêmio.
Foram 35 inscritas no Estado, das quais Dayse Nogueira e Telma Andrade saíram como empreendedoras premiadas, nas categorias micro e pequenas empresárias e integrantes de cooperativas e associações, respectivamente.
O objetivo do prêmio Mulher Empreendedora é identificar, selecionar e premiar os relatos de vida de mulheres que transformaram seus sonhos em realidade e cuja vida hoje é exemplo para outras que também querem realizar seu próprio sonho de empreendedora. As duas premiadas foram reconhecidas pelo esforço e dedicação no desempenho de seus empreendimentos.
Dayse Nogueira soube aproveitar uma oportunidade dentro da própria casa. No espaço em que morava sempre fazia festas para receber os amigos e familiares, viu que essa era uma boa forma de iniciar um negócio. Começou a fazer pequenos eventos para empresas, conseguiu a ajuda da família e não parou de crescer.
Atualmente, o empreendimento passou por algumas reformas, tem capacidade para 600 convidados, conta com oito funcionários e proporciona mais de 100 empregos indiretos. Além disso, uma vez por ano a empreendedora realiza, em parceria com igrejas de locais carentes, o Casamento Comunitário. No projeto, noivas têm vestidos, maquiagem e festa por conta do buffet.
A outra empreendedora, Telma Andrade, foi premiada pelos seus trabalhos em projetos sociais. A empreendedora fundou em 1999 a ONG Acaape que tinha como objetivo apoiar o trabalho de artesãos do Estado. Desenvolveu grupos culturais de música, dança, artes plásticas, promoveu exposições, produziu CD e DVD, além de contribuir para o ingresso de artistas em atelier e feiras de artesanato. Hoje, a organização tem mais de 400 associados e conseguiu exportar o trabalho de muitos profissionais para o exterior.
Embora o histórico de décadas aponte os homens como grande parte da força empreendedora, as mulheres brasileiras têm conseguido destaque a cada ano. Segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor, GEM, o Brasil é hoje o sexto país em empreendedorismo feminino e o 13º posição em empreendedorismo masculino.
Persistência, capacidade de superar desafios, criatividade, liderança, planejamento, relacionamento com o cliente, responsabilidade social e resultados obtidos no negócio são alguns dos critérios de avaliação do prêmio. A solenidade ocorreu na sala de videoconferência, na sede do Sebrae no Recife com transmissão para a unidade do Sebrae em Petrolina.