Seab tranqüiliza população quanto ao consumo de carne e leite

A Secretaria da Agricultura esclarece que a aftosa é uma doença contagiosa para bois, porcos, ovelhas e cabritos, e inofensiva para o homem. Comer carne de gado que tem aftosa não provoca doença em seres humanos.

De acordo com O SIP-POA ? Serviço de Inspeção Estadual/Produtos de Origem Animal, a carne pode ser consumida normalmente, porque o gado com suspeita de aftosa nem chega a sair da propriedade.

Quando chega ao frigorífico, o animal passa por um exame ante-morten. Se não apresentar bom estado de saúde, independente de qualquer enfermidade, não vai para o abate. Se, eventualmente for constatada qualquer doença contagiosa, é feita a chamada matança de emergência, ou abate sanitário.

Durante os trabalhos normais de abate, é feita a inspeção post-morten, quando se procura lesões nos órgãos. Caso apresente alguma alteração, a carcaça é condenada, ou tem aproveitamento condicional.

O médico veterinário Paulo Camargo, chefe do SIP-POA da Secretaria da Agricultura, afirma que outro motivo para não abater o gado doente é que a qualidade da carne é muito ruim, em função do estado de magreza em que se encontra. ?A inspeção sanitária realizada é a segurança de que o produto pode ou não ser consumido pelo homem?, explicou.

A recomendação do Serviço de Inspeção Estadual é que o consumidor procure comprar carne em estabelecimento que tenha carimbo ou rotulagem dos serviços de inspeção federal, estadual ou municipal. ?Essa é a garantia de que estará levando para casa produto confiável e de qualidade?, acrescentou.

Leite

Quanto ao consumo de leite, a situação é a mesma. Segundo Nelson Francisco, chefe do Setor de Leite do SIP-POA, se pasteurizado ou esterilizado, não há problema em consumir o produto. ?Desde que seja proveniente de estabelecimentos inspecionados por órgãos oficiais, não há motivo para a população deixar de tomar leite?, ressaltou.

Para garantir a qualidade , o Serviço de Inspeção da Secretaria da Agricultura fiscaliza cerca de 450 estabelecimentos que produzem ou manipulam produtos de origem animal, entre eles 82 matadouros e frigoríficos, e 118 estabelecimentos de leite e derivados.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo