O Ministério do Meio Ambiente, em parceria com as Secretarias da Agricultura e do Meio Ambiente do Paraná, promove de 8 a 12 de novembro um curso de capacitação em biossegurança de organismos geneticamente modificados ? produtos transgênicos. O objetivo é capacitar analistas e fiscais envolvidos em atividades de licenciamento e fiscalização de OGMs e seus derivados.
“A realização deste evento no Paraná é um reconhecimento ao trabalho que o Governo vem fazendo em relação aos transgênicos. Trata-se de um evento importante para os profissionais que atuam nessa área”, enfatizou Carlos Alberto Salvador, diretor da DDSV, Divisão de Defesa, Fiscalização e Sanidade Vegetal da Secretaria da Agricultura, e um dos coordenadores do curso.
O Ministério do Meio Ambiente estará presente através da Secretaria de Biodiversidade e Florestas. Também participarão representantes do Ibama, da UFPR, Ministério da Agricultura e Embrapa-Soja de Londrina.
Na pauta, questões ligadas à biodiversidade e biotecnologia, rastreabilidade, legislação de biossegurança, riscos ambientais, normas e procedimentos da CNTBio, estratégias de amostragem e métodos de detecção de OGMs. A fiscalização de transgênicos no Paraná, a análise comparativa de custos de produção e tendências de mercado e a rotulagem de produtos geneticamente modificados são outros temas que vão estar em discussão. Representantes do Ministério Público Estadual e da Procuradoria Geral do Estado também foram convidados para debater os assuntos.
No dia 11 os participantes vão passar o dia no Porto de Paranaguá, conhecendo a logística de embarque da soja, e o trabalho desenvolvido pela Claspar na fiscalização de cargas. A visita vai ser coordenada por Carlos Alberto Salvador, da DDSV, e Alvir Jacob, responsável pelo setor de agrotóxicos da SEAB