SDE investiga cartel de Telefônica, Telemar e Brasil Telecom

A Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça instaurou investigação sobre suposta formação de cartel pelas empresas de telefonia fixa Telefônica, Telemar e Brasil Telecom. A decisão foi tomada a partir de uma denúncia apresentada pela Embratel em março deste ano. As empresas Telefônica, Telemar e Brasil Telecom têm prazo de 30 dias para responder à notificação da Secretaria.

A Embratel acusa as operadoras de estarem praticando acordos que ameaçam a concorrência, adotando tarifas não-competitivas fora das áreas de concessão e dividindo o mercado. A empresa alega ainda que as combinações das três fixas buscam ?evitar a concorrência entre si e a entrada de novos concorrentes?.

De acordo com a Secretaria, a averiguação preliminar instaurada é uma etapa anterior ao processo administrativo. No processo, o órgão colhe depoimentos ou provas que comprovem a denúncia. Se a Secretaria os conseguir, o processo será instaurado e dá origem a um parecer do órgão sugerindo ou não a condenação das partes envolvidas. Caso isso não aconteça, a SDE sugere o arquivamento da investigação.

A SDE já investiga a Telemar, Telefônica e Brasil Telecom devido ao pedido apresentado, em janeiro, pela Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações (Fittel) e a Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (Telcomp) contra as três empresas de telefonia.

As entidades acusam as empresas de formação de cartel para adquirir a Embratel. Junto com a empresa Geodex, as três operadoras formaram o Consórcio Calais para entrar no processo de compra da Embratel.

A SDE informou ainda que a divulgação pela imprensa de documentos apreendidos na empresa Telefônica indicando que o consórcio pretendia alinhar as tarifas telefônicas pelo valor máximo, caso ganhassem a disputa da compra da Embratel, também ?é apontada como indício potencial da existência de um acordo entre as empresas?.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo