Fernando Alonso disparou, de forma inesperada, críticas pesadas a seu concorrente ao título desta temporada da Fórmula 1, Michael Schumacher. De acordo com o piloto da Renault, o rival alemão não joga limpo e será sempre lembrado pelo modo ‘desonesto’ como atuou durante a carreira – que será encerrada no dia 22 de outubro, em São Paulo. A polêmica entrevista foi dada na noite de segunda-feira à Rádio Marca, da Espanha, e causou grande repercussão na Europa.
‘Michael é o piloto com mais punições e o mais antidesportivo da história da Fórmula 1’, afirmou Alonso. ‘Zidane encerrou a carreira com mais dignidade do que Schumacher’, acrescentou o espanhol, fazendo referência à cabeçada do craque francês em Materazzi, na final da Copa do Mundo, entre França e Itália, na Alemanha.
O líder da competição, com 108 pontos, ainda insinuou que pode haver esquema de favorecimento a Schumacher. Ele se disse indignado com a punição recebida no Grande Prêmio da Itália, no último fim de semana. Perdeu cinco posições no grid de largada por, supostamente, ter prejudicado de forma ilegal a volta do brasileiro Felipe Massa, durante os treinos de sábado, em decisão polêmica da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). ‘A explicação que deram para a minha punição ultrapassou o limite da honestidade’, esbravejou. ‘Até os jornais italianos colocaram como injusta a punição, isso não é bom para o esporte.