O alemão Michael Schumacher conquistou neste domingo (10) sua sexta vitória na temporada 2006 da Fórmula 1, ao terminar em primeiro lugar o Grande Prêmio da Itália, disputado no circuito de Monza. Com este resultado, o piloto da Ferrari, que agora soma 90 vitórias na carreira, foi para 106 pontos no campeonato e diminuiu para dois pontos a diferença para o espanhol Fernando Alonso. Logo após a corrida, Schumacher anunciou que vai se aposentar após o final da temporada.
Em segundo ficou o finlandês Kimi Raikkonen, da McLaren, seguido pelo polonês Robert Kubica, da BMW Sauber, que chegou ao pódio pela primeira vez após disputar a terceira prova como profissional. Por sua vez, Alonso, que largou na décima posição por causa da punição, abandou a corrida faltando dez voltas para o final, quando o motor de sua Renault explodiu. Rubens Barrichello, da Honda, foi o sexto, enquanto Felipe Massa, com problemas, acabou em nono.
A vitória da Ferrari foi muito comemorada pela torcida, que compareceu em bom número ao Circuito de Monza para poder acompanhar a equipe italiana, já que ela poderá ter novos pilotos para a próxima temporada. Por sinal, Schumacher fez questão de comemorar o resultado ao lado dos mecânicos da Ferrari.