As injeções de resgate do jornalismo do SBT continuam. Até dezembro, a direção promete estrear boletins diários de notícias de um minuto durante a programação. Segundo o diretor de jornalismo, Luiz Gonzaga Mineiro, irão ao ar 12 boletins – três pela manhã, quatro à tarde e cinco à noite. Os apresentadores ainda estão sendo selecionados. Por enquanto, é certo que a jornalista Joyce Ribeiro, hoje apresentadora do Jornal da Manhã, comande os boletins da noite. O diretor pretende dividi-los entre regionais e nacionais. "Ainda estamos fechando os últimos detalhes", diz Mineiro.

continua após a publicidade

A produção de mais conteúdo jornalístico para o SBT faz parte dos planos de Silvio Santos para qualificação da audiência plano que começou com a contratação de Ana Paula Padrão para apresentar o SBT Brasil. Com a valorização do jornalismo e a extinção aos poucos de programas mais trashes, espera-se conquistar um pouco da fatia perdida de público AB – que atrai mais anunciantes – e ter um perfil de audiência menos volátil, que muda de acordo com produto que está no ar. Veio daí o primeiro pedido de Ana Paula para mudar o horário do telejornal, que sucedia a novelinha mexicana teen Rebelde e herdava público inadequado.

Já o projeto de um telejornal local ao meio-dia está congelado. O patrão quer inseri-lo na grade, mas ainda estuda uma maneira de colocá-lo no ar sem o risco de retrair a audiência do seriado Chaves, no ar das 12h30 às 13h. Chaves é líder do horário, batendo até a Globo em alguns momentos – chega a registrar 14 pontos e alavanca o trilho de audiência da tarde. Isso, mesmo que alguns setores do canal ainda se incomodem com o feito de conquistar ibope com produções alheias – Xica da Silva que o diga.

continua após a publicidade