O mundo empresarial convive hoje com uma questão preocupante: o aumento das doenças ocupacionais. A correria e o stress do dia-a-dia somados a tantos outros fatores explosivos podem acarretar no desenvolvimento de problemas crônicos de saúde no empregado e no gasto excessivo do empregador.
O afastamento do funcionário gera para a empresa alto custo com perda de produtividade, assistência médica, processos judiciais, etc. E o empregado, além de não poder desenvolver suas atividades cotidianas, sofre com o medo de ser substituído no trabalho por alguém ?saudável?.
Segundo médicos especialistas, a rotina e os hábitos desordenados são os principais fatores de desenvolvimento de doenças ocupacionais. Veja alguns dos erros mais comuns cometidos no ambiente corporativo:
* Passar muito tempo em pé ou sentado.
* Comer muito rápido, almoçar lanches e guloseimas.
* Trabalhar muito próximo ao computador.
* Usar salto alto todo dia.
* Beber pouca água.
Tal constatação leva empregados e empregadores à busca por soluções eficazes de cura e prevenção no ambiente de trabalho. É sabido que o exercício físico além de turbinar as energias do corpo, eleva a auto-estima e a capacidade de raciocínio. Mas como se exercitar no ambiente de trabalho?
Ergonomia e ginástica laboral
Muitas empresas já adotaram a idéia de contratar um fisioterapeuta para acompanhar a rotina dos funcionários e realizar ações preventivas e curativas.
O profissional inicialmente desenvolve na empresa a conscientização de mudança dos hábitos. Ele conversa com os funcionários, aplica questionários e pesquisas para detectar os pontos críticos. Em seguida, acompanha a rotina de cada função desenvolvida na empresa para apontar os erros. E então, elabora um plano de ação para recuperar a saúde dos empregados.
Os profissionais da área de saúde indicam para o meio corporativo a ergonomia e a ginástica laboral, que diminuem os efeitos causados pelo desempenho inadequado no trabalho. Com a ergonomia os funcionários receberão orientações sobre a postura exata e específica para cada posição.
A ginástica laboral nada mais é que uma série de exercícios de alongamento e relaxamento desenvolvidos em equipe no próprio local de trabalho.
Lembrando ao profissional que ele deve sempre alimentar-se bem. Os exercícios físicos só trarão os benefícios prometidos se acompanhados de boa alimentação. Com essa dupla imbatível, a melhora no rendimento físico e profissional será inevitável.
(Fonte: Migalhas)