Saúde vai anunciar medidas para tratamento de dependentes do álcool

O ministro da Saúde, Humberto Costa, afirmou hoje que vai anunciar "em no máximo duas semanas" um conjunto de medidas para a prevenção e tratamento de dependentes do álcool. As ações vão desde "o tipo de serviço no atendimento à desintoxicação até a distribuição de medicamentos para construir uma situação de abstinência", disse Humberto Costa.

Segundo o ministro, o grupo de trabalho sobre dependência de álcool finalizou suas análises e recomendações, mas ainda há pontos polêmicos. "Tem proposta de banir totalmente a publicidade. Há outras que propõem um reforço na auto-regulamentação com algumas restrições. O grupo apresentou essas propostas, mas é um grupo de trabalho", explicou o ministro. Para ele, é preciso ainda promover o debate com setores da sociedade.

O ministro reuniu-se com médicos, pesquisadores e dirigentes de hospitais públicos e privados de São Paulo na manhã desta sexta-feira (19) no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo. O encontro discutiu parâmetros para a adoção ou não de políticas para hospitais que fazem atendimento em áreas de alta complexidade, como o tratamento de câncer ou na área de transplantes. Além disso, segundo o ministro, foram debatidas mudanças no sistema de financiamento e na inserção desses hospitais no Sistema Único de Saúde (SUS).

Costa disse também que há interesse do ministério em ampliar parceiras com hospitais de alta complexidade para consolidar redes de atendimento à população. Citou como exemplo a implementação, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein em setembro deste ano, da rede BrasilCord ? um banco nacional de sangue de cordões umbilicais que reúne material doado pelas mães, no ato do parto, para dez instituições em cinco regiões do país.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo