O Ministério da Saúde pretende iniciar em outubro um levantamento em 170 municípios de todas as regiões brasileiras sobre o índice de infestação do mosquito que transmite a dengue e a distribuição nos bairros. Além disso, a pesquisa pretende detalhar se a concentração desses focos ocorreria em caixas d?água ou vasos de plantas, por exemplo.
Segundo o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Geovanini Coelho, a pesquisa será feita pelos agentes sanitários e entregue às secretarias municipais de Saúde. "Desta forma as prefeituras terão condições de pedir que seja intensificado o serviço de limpeza urbana em determinados bairros ou cuidar do setor de abastecimento de água. E, mais importante ainda, alertar a população de determinados bairros que estejam com um índice de infestação alto".
O levantamento tem com objetivo evitar uma nova epidemia da doença, já que, de acordo com o Ministério da Saúde, aumentou em 70% o número de casos notificados entre janeiro e agosto deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.