O Centro Regional de Atendimento ao Deficiente (Craid), da Secretaria da Saúde, realiza nesta sexta-feira (29) e sábado (30) um curso de Atualização em Paralisia Cerebral e Bebê de Risco. O curso é uma revisão para profissionais do centro e para os novos contratados que passaram no último concurso realizado pela Secretaria.
Essa atualização é voltada para profissionais dos ramos de neurologia, pediatria, ortopedia, oftalmologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e reeducação visual.
O curso foi dividido em quatro etapas. O primeiro encontro foi realizado nos dias 24 e 25 de junho desse ano e esteve voltado para a área de neurologia. No encontro desse mês o assunto está voltado para pediatras, geneticistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Os outros dois encontros ocorrerão nos meses de agosto e setembro.
?Essas atualizações são importantes para que a população seja atendida da melhor forma possível por profissionais capacitados?, disse o secretário da Saúde, Cláudio Xavier.
O Centro atende pacientes com deficiência de zero a 18 anos. É procurado por mais de seis mil pacientes cadastrados e atende cerca de 200 crianças por dia, além de oito novas crianças diariamente. ?As crianças passam por profissionais do serviço social, enfermeiros e pediatras que encaminham para os especialistas?, conta a diretora do Centro, Orcezi Antunes. Após os 18 anos, os deficientes são encaminhados para os serviços da prefeitura, que darão continuidade ao tratamento.
Para que todos os que procuram o Centro sejam atendidos de forma integral, o Craid possui atendimento médico, pediatras e tratamento odontológico, além de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e pedagogia.
O Centro atende pacientes para reeducação visual, que são pessoas com visão subnormal ou com cegueira, além de dar acompanhamento com enfermeiros e assistentes sociais. Possui também um eletroencefalograma e um aparelho para audiologia, para tratamento de deficiência do ouvido.