Dados preliminares do Centro Nacional de Epidemiologia (Cenepi) indicam que o Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde, já ultrapassou a meta de vacinar 70% da população de idosos com mais de 60 anos contra a gripe. O último balanço parcial do Cenepi, fechado no dia 5 de junho, informa que 12.135.495 pessoas procuraram os postos de saúde, em todo o país, para tomar a vacina. Isso representa 80,6% dos 15.050.492 pessoas na faixa-etária que o Ministério da Saúde deve imunizar durante a campanha.

A procura foi de 1.289.557 idosos a mais do que o registrado no ano passado, no mesmo período de apuração, quando as secretarias estaduais de saúde informaram a vacinação de 10.845.938 pessoas, ou 72,8% do público-alvo. O dado final da campanha será divulgado ainda esta semana.

O resultado expressa excelente adesão dos idosos à campanha este ano, bem como confirma a tendência de um número cada vez maior de pessoas se vacinando a cada ano. O Cenepi avalia que a maior procura pela vacina está relacionada à confiança em sua eficácia e ao melhor conhecimento dos idosos sobre os riscos que a gripe traz para as pessoas com 60 anos ou mais.

A influenza, ou gripe, é uma doença altamente infecciosa, causada por um vírus muito instável e de grande mutabilidade, motivo pelo qual a vacinação é realizada anualmente. Todos os anos, são realizados estudos que identificam as cepas circulantes do vírus influenza e, com base nesses estudos, é fabricada a vacina.

continua após a publicidade

continua após a publicidade