O ministério da Saúde estuda implementar novas determinações nos rótulos dos alimentos para dar mais informações à população sobre os valores nutricionais dos produtos. A ação do governo estaria afinada com uma estratégia mundial de incentivar a alimentação saudável.
O ministro Humberto Costa disse nesta sexta-feira que a idéia é iniciar "ações de esclarecimento quanto a uma dieta saudável". Por isso, o ministério "estabeleceria algumas determinações em termos de rotulagem [de alimentos]". Segundo o ministro, "em breve" o ministério estimulará nacionalmente a prática de exercícios físicos. "Nossa idéia é trabalhar no propositivo", afirmou.
O ministro reuniu-se hoje com médicos, pesquisadores e dirigentes de hospitais públicos e privados do Estado de São Paulo no Instituto do Coração (Incor). O encontro discutiu políticas relacionadas a hospitais que atendem casos de alta complexidade (como o tratamento de câncer ou transplantes). Além disso, segundo o ministro, foram debatidas mudanças no sistema de financiamento e a inserção desses hospitais no Sistema Único de Saúde (SUS).