O secretário da Saúde Cláudio Xavier anunciou ontem (8) o envio de três mil termômetros para os pontos de distribuição do Programa Leite das Crianças. Os equipamentos, que medem a temperatura máxima e mínima do ambiente durante o período de tempo programado, além da momentânea, vão auxiliar no controle da qualidade do leite. O anúncio foi feito durante a reunião do secretariado no Museu Oscar Niemeyer nesta terça-feira.

continua após a publicidade

"Será possível para as pessoas que fazem o manuseio do leite tenham controle da temperatura do local de armazenamento, já que o produto é altamente perecível. Da mesma maneira como servirá como instrumento a mais para as ações de fiscalização da Vigilância Sanitária", afirmou Xavier. Os termômetros serão repassados para os 2.000 pontos de distribuição espalhados por todo o Estado. Os outros mil servirão para repor equipamentos com problemas e também já planejando a expansão destes pontos de distribuição.

O envio deverá começar na semana que vem, quando também está programado um pequeno curso para instrução dos agentes que levarão até os municípios a maneira mais adequada para utilização dos termômetros.

Nos últimos dois anos, o número de desnutridos no Estado caiu até 90% em alguns municípios. Este índice foi alcançado com as ações do Programa Leite das Crianças do Governo do Estado. A Saúde é responsável pela avaliação da qualidade do leite, através do Laboratório Central (Lacen) e pela avaliação nutricional das crianças atendidas. Já foram avaliadas 15,9 mil crianças e o índice de desnutrição já está diminuindo. Para o secretário da Saúde o programa é uma das prioridades da Secretaria. "Com o leite é possível diminuir o risco de doenças relacionadas à desnutrição infantil. Prevenir é sempre melhor que remediar", disse.

continua após a publicidade

O programa é uma ação conjunta de diversas secretarias de Estado. A qualidade do produto distribuído nas escolas é de responsabilidade da Secretaria da Saúde. A Secretaria da Agricultura é responsável pelo controle do processo produtivo. Periodicamente, as coletas são feitas nas escolas pela Vigilância Sanitária, garantindo a qualidade do leite do ponto de vista microbiológico e físico-químico.

A Secretaria da Saúde já percorreu todas as 22 Regionais de Saúde do Estado, apresentando resultados e dando orientações sobre como proceder nas etapas do programa. O coordenador do Programa Leite das Crianças, Luiz Armando Erthal, discute com técnicos dos municípios e da própria Regional estratégias para aprofundar e melhorar ainda mais os índices de vigilância nutricional das crianças atendidas pelo programa. Mais de 1000 técnicos já foram capacitados dentro desta sistemática.

continua após a publicidade

Histórico

O Programa Leite das Crianças foi lançado em maio de 2003 com o objetivo principal de diminuir a desnutrição infantil no Paraná. Crianças de 6 a 36 meses de idade, pertencentes a famílias com renda média per capita inferior a meio salário mínimo, recebem diariamente um litro de leite, especialmente preparado para essa faixa etária. Ele tem o teor mínimo de gordura de 3% e é enriquecido com Ferro e Vitaminas A e D.

Os primeiros municípios que receberam o programa foram escolhidos de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Quanto mais baixo, mais cedo seria o início do programa. O primeiro município a ser contemplado com o programa foi Cândido de Abreu, no dia 15 de maio de 2003. No dia seguinte Cerro Azul presenciou o lançamento, sendo então o segundo município. O total de crianças atendidas chega a 160 mil, mas este número está sempre crescendo, já que diariamente novas mães fazem o seu cadastro no programa.