As áreas de educação, saúde, esporte, cultura, segurança e abastecimento ganharão novos espaços para atender a população em Curitiba. Somente no mês de março, a prefeitura de Curitiba está construindo, reformando ou ampliando 63 edificações, cujos investimentos totalizam R$ 35,7 milhões. "O município trabalha para melhorar o atendimento para a população, ampliando a rede de serviços públicos e melhorando as condições dos atuais equipamentos da cidade", diz o prefeito Beto Richa.
O secretário municipal de Obras Públicas, Mário Tookuni, afirma que os investimentos estão espalhados por toda a cidade. Das obras que a prefeitura de Curitiba está fazendo, 70% estão localizadas em regiões com baixo índice de qualidade de vida (IQV), segundo levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). "Trabalhamos voltados a resolver as demandas das regiões e das famílias que mais necessitam dos serviços e ações da administração municipal", diz o prefeito Beto Richa.
Em março, o maior volume de obras está concentrado na área de educação, onde estão em construção ou em reformas 44 escolas e creches (Centros Municipais de Educação Infantil – CMEI). A Secretaria Municipal de Educação programou para este ano a reforma de 41 creches, abrirá licitação para mais 10 creches, e tem em obras seis escolas.
Na saúde, estão em obras 13 equipamentos. São a construção e ampliação de novas unidades de saúde, espaços saúde e construção de Centro de Zoonoses. Na área de segurança, o Departamento de Edificações da Prefeitura de Curitiba está construindo e reformando dois núcleos regionais de Defesa Social. Ainda estão em obras uma quadra de poli esportiva, o restaurante popular da rua da Cidadania da Matriz e a Capela Santa Maria.