Os números representam 26,72% da meta do Ministério da Saúde, que é vacinar 17 milhões de crianças para garantir a proteção contra a pólio e manter a erradicação da doença no país.
Apesar das chuvas terem prejudicado a vacinação em alguns estados, como Alagoas, Espírito Santo e o sul do Maranhão, o número de crianças vacinadas ficou um pouco acima da vacinação de junho do ano passado, quando foram imunizadas 26,38% crianças.
A Coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Maria de Lourdes de Souza Maia, disse hoje que as chuvas prejudicaram a ida dos pais aos postos de vacinação somente na parte da manhã e que no período da tarde o tempo tinha melhorado.
A vacinação mais baixa foi na região norte do país, atingindo apenas 24,33% das crianças com menos de cinco anos. A campanha foi reforçada por 2.500 barcos para vacinar as crianças de populações ribeirinhas e por cinco aviões e helicópteros da Força Aérea Brasileira ?FAB, que continuarão o trabalho na próxima semana.
Na próxima segunda-feira, a Secretaria de Vigilância em Saúde divulgará novo resultado parcial da campanha de vacinação realizada das oito da manhã às 5h da tarde deste sábado.
continua após a publicidade
continua após a publicidade