O presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Miguel Arraes ? internado há cinco dias no Hospital Esperança ?, recupera-se da infecção pulmonar, que resultou em complicações cardiológicas. O último boletim divulgado no final da manhã, pela equipe médica chefiada pela Dra. Marisa Andrade Lima, indica que Arraes, de 88 anos, amanheceu com uma discreta melhora em comparação a ontem e não utiliza mais o marca passo, equipamento colocado para controlar os batimentos cardíacos.
No entanto, os médicos afirmam que houve uma piora do congestionamento pulmonar, em função do excesso de medicamentos líquidos que o parlamentar tem recebido durante o tratamento. Por outro lado, a equipe constatou por meio de um leucograma ? exame de sangue para verificação das células de defesa do organismo ? que a infecção está sendo reduzida aos poucos.
A equipe informa também que o quadro clínico de Arraes exige vigilância contínua, embora tenham sido constatados parâmetros significativos de melhora.
Um novo boletim será divulgado pela equipe médica às 19 horas.
O ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, afirmou que a família está unida e confiante a respeito da evolução do quadro clínico de Arraes, avó do ministro.
O deputado estadual Pedro Eurico (PSDB-PE) disse que a expectativa dos médicos, amigos e familiares é a de que Arraes terá melhora expressiva nas próximas horas, já que a infecção está localizada apenas nos pulmões, sendo controlada com antibióticos.
Duas irmãs de Miguel Arraes, Maria Alice e Almina, que moram no município de Crato, no Ceará, chegaram a Recife para acompanhar o estado de saúde do deputado.
Arraes nasceu no município de Araripe, no Ceará, em 15 de dezembro de 1916.