Com a definição do “Dia D de Combate à Dengue”, que acontece no próximo dia 20 de novembro, a Secretaria de Estado da Saúde está convocando as 22 Regionais de Saúde, assim como os 399 municípios para o engajamento na campanha de prevenção à doença. O tema deste ano será “Não deixe a dengue estragar o seu verão”.

Pela primeira vez, as Secretarias da Saúde e da Educação trabalharão em parceria durante a campanha. Cerca de 1,22 milhão de alunos dos 32 núcleos da rede estadual de ensino receberão material educativo com orientações sobre situações favoráveis à reprodução do mosquito da dengue, bem como questionários, que deverão ser respondidos em casa após fazerem uma inspeção com a ajuda dos pais. O principal objetivo é conscientizar os alunos e suas famílias sobre a importância da participação da população no combate ao mosquito.

Cabe à Regional de Saúde verificar junto aos municípios de sua abrangência a constituição dos Comitês Municipais de mobilização contra a dengue para o início da organização das atividades. Os comitês avaliarão as estratégias utilizadas para o combate à doença no Estado e discutirão as próximas ações a serem desenvolvidas, agora que o verão ? época de maior proliferação do mosquito ? está se aproximando.

“Começando a prevenir cedo, já conseguimos reduzir em 99,5% a incidência da dengue. Agora, nossa meta é aumentar ainda mais esse índice, mantendo a doença longe do nosso Estado”, disse o diretor de Vigilância e Pesquisa da Secretaria, José Francisco Konolsaisen. A redução da incidência de dengue no Paraná foi maior que a média nacional que, segundo dados do Ministério da Saúde, foi de 73% em relação a 2003.

Mobilização

O responsável pela Vigilância Epidemiológica nos casos de dengue da Secretaria, Sílvio Brandt, destacou a necessidade da mobilização de todos para o sucesso da campanha e para que a incidência da doença continue baixa. “É fundamental a integração da Regional de Saúde e dos Núcleos de Educação junto aos municípios para articular e promover os trabalhos de remoção de recipientes nos domicílios que possam se transformar em criadouros de mosquitos”, afirmou. Brandt salientou que haverá um reforço nas regiões de maior risco para o Paraná, nas quais estão inseridos os 38 municípios considerados prioritários para as ações ligadas ao Plano Nacional de Combate à Dengue (PNCD).

Os formatos da campanha estão no site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br) e o material informativo para a população será recebido e enviado para todas as Regionais de Saúde. As Secretarias Municipais e prefeituras poderão reproduzir a campanha ou reimprimir os materiais gráficos. A veiculação da campanha em todo o Brasil já teve início e se estende até 13 de novembro.

Casos

A dengue é considerada uma doença cíclica. Em 2003 foram registrados cerca de 10.000 casos de dengue no Estado. Neste ano, houve uma grande redução em relação ao ano passado, registrando-se apenas 46 casos autóctones no Paraná, sendo que o município de Itambé, na Região Norte, é o responsável por 74% deste total.

A doença é transmitida por vírus através da picada do mosquito Aedes aegypti fêmea infectado, podendo causar até a morte se for contraída a forma hemorrágica da dengue. Os principais sintomas da doença são dor nas articulações, dor de cabeça, manchas na pele e sangramentos (dengue hemorrágica).

continua após a publicidade

continua após a publicidade