O ministério da Saúde pretende investir este ano cerca de R$ 80 milhões em pesquisas científicas para ampliar a prevenção e o tratamentos de doenças no país. O anúncio foi feito pelo ministro da saúde, Humberto Costa, durante a abertura do seminário Saúde, Ciência e Inclusão Social, em Recife.

continua após a publicidade

"Sabemos que o Brasil tem condições de produzir, desenvolver e patentear conhecimento para utilizar no interesse de sua população. Por isso, estamos interessados em não ficar defasados em relação ao que acontece lá fora", afirmou o ministro.

O secretário de vigilância do ministério, Jarbas Barbosa, afirmou que o controle de epidemias do país será fortalecido a partir do segundo semestre, quando entram em funcionamento nove laboratórios, em oito estados, destinados a investigar doenças com alto risco de contaminação por vírus e bactérias. Em 2006, serão implantadas mais unidades em três estados: Pará, Rondônia e Rio de Janeiro.

Durante o seminário, os participantes também trataram da criação da rede pública de bancos de sangue do cordão umbilical que, por meio de ofertas de células-tronco, pode ajudar na cura de doenças como a leucemia. Segundo o secretário de Atenção à Saúde do ministério, Jorge Solla, quando os bancos de sangue de cordão umbilical tiverem 20 mil amostras armazenadas, será possível atender a mais de 90% de transplantes de medula óssea no país.

continua após a publicidade