O São Paulo está praticamente sem atacantes para o clássico contra o Corinthians, domingo, no Morumbi. Mas a diretoria do clube já tem tudo certo para reforçar o setor com Marcel, ex-jogador do Coritiba. Aos 25 anos, ele pertence ao Benfica, de Portugal, mas não foi escalado para nenhum jogo do time português – no site do clube, seu nome nem aparece no elenco – e foi até emprestado para o Sporting Braga. Emprestado ao São Paulo até o final do ano, Marcel deve fazer exames médicos amanhã pela manhã e, se tudo der certo, pode ser apresentado oficialmente à tarde.
A contratação de Marcel tem o aval do técnico Muricy Ramalho, que vinha pedindo à diretoria um outro atacante de área. "É um bom jogador, alto e com características parecidas com as do Aloísio", elogiou recentemente o treinador do São Paulo, que também solicitou a contratação de mais um atacante. "Sem o Thiago, precisamos de dois homens de frente.
Para o futuro, Marcel será um reforço importante. Mas, para enfrentar o Corinthians, no primeiro clássico do São Paulo na temporada, o ataque é um grande problema. Borges torceu o joelho esquerdo na vitória por 3 a 0 sobre o São Bento, ontem, e ficará três semanas em recuperação. E Aloísio, com dores na coxa direita, ainda é dúvida. Além disso, Thiago, o único reserva do setor, foi para o Al-Rayyan, do Catar.
Jogador de seleção
Marcel Augusto Ortolan nasceu em Mirassol e foi revelado pelo Derac. Depois, passou por Guarani, Mirassol e Matonense. Ganhou projeção em 2003, quando foi campeão paranaense pelo Coritiba e ainda marcou 20 gols no Campeonato Brasileiro, que ajudaram o time paranaense a terminar no quinto lugar.
A boa performance no Coritiba fez Marcel ser negociado com o Samsung Bluewings, da Coréia do Sul, pelo qual foi campeão nacional, em 2004. No mesmo ano, foi convocado pelo técnico Ricardo Gomes para a seleção brasileira pré-olímpica, que perdeu a vaga para os Jogos de Atenas, em 2004.
Contratado pelo Acadêmica de Coimbra, Marcel ajudou o time a fugir do rebaixamento para a segunda divisão portuguesa. Comprado pelo Benfica – com quem tem contrato até 2010 -, foi emprestado para o Sporting Braga, pelos qual jogou pouco. O atacante também esteve na lista de reforços pretendidos por Internacional, do Flamengo e do Santos.
Além de Marcel, o técnico Muricy Ramalho deve ganhar amanhã mais um reforço: o meia/lateral Jorge Wagner, contratado desde a semana passada, pode ser apresentado oficialmente. Campeão da Libertadores pelo Inter, ele já treina no clube, teve sua documentação regularizada na CBF nesta quinta e há chance, embora pequena, de ser escalado no clássico contra o Corinthians.