A mais de 2,9 mil quilômetros da capital paulista, São Luís, no Maranhão, está na ponta da língua dos cerca de 3 mil componentes da Acadêmicos do Tucuruvi. É a cidade maranhense que vai inspirar e embalar a escola no primeiro dia de carnaval no sambódromo do Anhembi.
A azul, branco, vermelho e amarelo, por meio do samba-enredo “São Luís do Maranhão: um universo de encantos e magias”, buscará seu primeiro título no grupo de elite da festa paulistana.
De acordo com o carnavalesco Wagner Santos, o samba-enredo foi escolhido como uma forma de valorizar o Brasil. “Precisamos conhecer o que é nosso, valorizar nossa gente, nossa cultura. São Luís é diversidade cultural, é beleza do País. Vale a pena divulgá-la.” Santos revela que a Acadêmicos “não vai gastar menos de 1 milhão” e que há um pequeno apoio financeiro da Secretaria de Turismo do governo maranhense.
O carnavalesco diz que o objetivo da escola é “fazer um bom carnaval, para estar pelo menos entre as cinco melhores, e também mostrar que a Acadêmicos não é pequena, que ela está investindo e se desenvolvendo”.
Ele aposta na infraestrutura da escola, que deve levar à avenida diversidade de cores nas 23 alas, criatividade e bom gosto nos materiais dos cinco carros alegóricos. “Não se trata de tamanho, mas de qualidade”, reforça. A Acadêmicos do Tucuruvi ficou em sétimo lugar no desfile do ano passado.
Fundada em 1976, a escola terá neste Carnaval Valéria de Paula como rainha da bateria e a dançarina Sheila Mello, ex-participante do reality show “A Fazenda 2”, como madrinha da bateria.
Confira o samba-enredo da Tucuruvi:
Terra abençoada pelas mãos do criador
Sublime paraíso: a ilha do amor!
Um marco francês ali se fez
Surge assim a miscigenação…
É canto, é dança, é devoção
Heranças da cultura afro-brasileira
Seu ritmo embala a multidão
No carnaval levanta poeira
Tem São João, bumba-meu-boi a encantar
Seu folclore é tradição popular
É arte, é cultura pra te emocionar
A arquitetura reflete a beleza
Tem magia e sedução esta cidade
Patrimônio da humanidade
Bom é sentir o calor
A brisa soprar na beira do mar
No esporte ser um vencedor
Na gastronomia “provar seu sabor”
Berço de poetas imortais
Lendas que estão vivas na memória
De um povo valente e guerreiro que faz sua história
Na capital do “reggae” meu samba vai te embalar
Pode aplaudir, o show vai começar!
Tucuruvi chegou!
O som do tambor vai ecoar
Pra conquistar o seu coração
Em São Luís do Maranhão