Governo, Instituto de Desenvolvimento Tuiuti e prefeitura de São Jose dos Pinhais assinam nesta terça-feira (27), às 19h30, na Colônia Murici, convênio no valor de R$150 mil para estimular a produção de leite entre pequenos produtores e famílias que cultivam hortifrutigrangeiros no município. Os recursos serão repassados pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior ao Instituto vinculado à Faculdade Tuiuti de Curitiba para o desenvolvimento de ações voltadas à produção de leite pasteurizado nas localidades de Rio Pequeno, Mergulhão, Avencal, Gamelas, Malhada, Contenda, Faxina, Cachoeira e Coronel Marcelino.

continua após a publicidade

Os recursos são do Fundo Paraná, gerido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Professores da instituição e técnicos da Emater farão o trabalho de orientação aos produtores, incluindo a transferência de tecnologia apropriada. Está prevista também a participação do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) na fase do controle da qualidade do produto.

Os produtores de leite receberão instruções quanto a identificação das fontes de infecção e dos agentes causadores de enfermidades nas diferentes categorias do rebanho leiteiro de São José dos Pinhais, informa a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Resultados de trabalhos científicos também serão repassados ao setor, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade do leite produzido no município.

A finalidade é fazer com que o município de São José dos Pinhais retome a posição que perdeu há cerca de dez anos atrás, quando chegou a produzir uma média de 100 mil litros de leite/dia, caindo depois, com o fechamento de uma cooperativa de grande porte, para 30 mil litros/dia. Os pequenos produtores e famílias que cultivam hortifrutigranjeiros estão instalados nas imediações da estação de tratamento do Miringuava, que deverá ser concluída pela Sanepar nos próximos meses.

continua após a publicidade

Assinaram o convênio a secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, o prefeito Leopoldo da Costa Meyer, o diretor do IDT, Francisco Carlos Sardo e o diretor presidente da Emater, Sabino Brasil Nunes de Campos.

Serviço:
Assinatura de convênio em São José dos Pinhais relativo à produção e melhoria do leite produzido na região
Data: 27/06/2006
Horário: 10h30min
Local: Pavilhão da Igreja/Colônia Murici

continua após a publicidade