O Santos precisa derrotar hoje o San Lorenzo por 3 a 0, às 19h30 na Vila Belmiro, para decidir na cobrança de pênaltis a classificação à quarta-de-final da Copa Sul-Americana, ou vencer por uma diferença de quatro gols para assegurar a vaga nos 90 minutos. A missão não será fácil porque os argentinos devem se fechar na defesa para tentar aumentar sua vantagem nos contra-ataques, além de Vanderlei Luxemburgo não se mostrar propenso a escalar seus principais jogadores numa competição secundária, em prejuízo do Campeonato Brasileiro.
"Estou levando todos os jogadores para a concentração, vamos conversar bastante e amanhã (hoje) eu decido quem vai jogar. Precisamos fazer três gols, mas nem por isso vou escalar cinqüenta atacantes. Vamos entrar com uma equipe equilibrada", afirmou o técnico, que antes do treino de ontem, no CT Rei Pelé, fez uma demorada preleção em campo. "Disse a eles que a responsabilidade é fazer o primeiro gol, não querer resolver tudo de uma vez.
Embora novamente tenha convocado a torcida a comparecer à Vila para ajudar o time, como na vitória de domingo passado, e elogiado a Copa Sul-Americana, Luxemburgo não vai lamentar se o time não conseguir a classificação. "Se passarmos, será ótimo; se não conseguirmos a classificação, não haverá nenhum tipo de influência no comportamento do time no Brasileiro.
Com a volta da equipe à vice-liderança no Campeonato Brasileiro, o técnico não tem como deixar de pensar mais na possibilidade de conquistar o título nacional ou na vaga para a Libertadores.
