A revolucionária pré-temporada que o Santos faria em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre 3 e 11 de janeiro, com a participação num quadrangular com a Lazio, o Benfica e o Bayern de Munique, está fracassando. A notícia deve chegar amanhã à Vila Belmiro, com a explicação que o motivo da exclusão santista é que os outros três clubes do torneio queriam ter a mesmas regalias, inclusive 45 passagens aéreas em vôos fretados. Para substituir o time de Vanderlei Luxemburgo foi convidado o Olympique, da França.
"O fato é que no dia 26, o Santos passou um fax para os organizadores do quadrangular estipulando um prazo de cinco dias para o depósito de USS 500 mil, o que ainda não aconteceu", disse o vice-presidente santista, Norberto Moreira da Silva. "Por isso é possível que tenha ocorrido a nossa substituição. Mas, por enquanto, até o presidente (Marcelo Teixeira) tem essa informação", acrescentou.
O que a princípio parecia ser uma excelente oportunidade para o Santos projetar ainda mais o seu nome internacionalmente e ganhar uma boa cota em dólares, aos poucos foi se tornando um problema. Consta que Luxemburgo não via possibilidade de o time se sair bem no torneio com pouco mais de uma semana de treinos e uma viagem longa no meio. Como também teria chegado à conclusão de que a excursão colocaria em risco o sucesso da equipe na Copa Libertadores da América e no Campeonato Paulista.
Pela programação inicial da comissão técnica a pré-temporada será inteiramente realizada no Complexo Modesto Roma, que inclui o hotel Recanto dos Alvinegros, onde os jogadores ficarão concentrados, e o Centro de Treinamentos Rei Pelé.