Com uma rodada de antecedência, o Santos garantiu neste domingo (8) o primeiro lugar na primeira fase Paulistão ao bater fora de casa o Noroeste, no Alfredo de Castilho, em Bauru, por 4 a 1.

continua após a publicidade

A vitória deixou a equipe santista com 47 pontos, sete a mais que o vice-líder São Paulo – que ainda joga hoje, contra o Grêmio Barueri.

Apesar da derrota – a terceira em casa neste campeonato – o Noroeste se mantém firme na briga por uma vaga na semifinal do interior, com 27 pontos.

Querendo liquidar a fatura logo, o Santos foi para cima e abriu o placar aos seis minutos. Tiuí recebeu na área e foi derrubado pelo goleiro Fabiano. O árbitro marcou pênalti, que Cleber Santana bateu bem e marcou.

continua após a publicidade

O gol deu tranqüilidade ao Santos, que pode impor o seu ritmo de jogo, tocando a bola, alternando os lados do campo e apostando nos contra-ataques, durante o restante do primeiro tempo.

Vencendo e com o primeiro lugar na classificação garantido, os jogadores pendurados do Santos começaram a forçar o cartão amarelo para poderem entrar na semifinal zerados.

continua após a publicidade

No segundo tempo, o Noroeste voltou mais alerta e poderia ter empatado o jogo aos nove, quando Márcio Gabriel passou por três marcadores, invadiu a área e bateu cruzado. Para alivio de Fábio Costa, a bola foi para fora.

A insistência do Noroeste foi premiada aos 17. Leandrinho recebeu na área, trombou com a marcação, mas conseguiu chutar. Fábio Costa rebateu e na sobra, Edno ajeitou e bateu no canto para empatar o jogo.

O empate acordou o Santos, que foi para cima e perdeu duas chances seguidas. A primeira com Jonas, que recebeu na área e chutou em cima da marcação, e a segunda com Pedrinho, também na área, que chutou firme, exigindo grande defesa de Fabiano.

Mas o Santos mostrou que merece ser líder do Paulistão. Aos 33, Jonas fez grande passe para Tabata, que recebeu na marca do pênalti e esbanjou categoria na hora de bater encobrindo Fabiano.

O Noroeste se perdeu em campo e Edno bobeou feio. Aos 36, o volante ficou parado e deu condição para que Tabata recebesse o passe de Cleber Santana, invadisse a área e rolasse para Marcos Aurélio, que entrou livre na segunda trave e só desviou para o gol.

O terceiro gol desabou o Noroeste, que não conseguiu evitar a goleada. Aos 42, Tabata devolveu a gentileza e fez grande passe de cabeça para Jonas, que recebeu na pequena área e bateu cruzado para marcar 4 a 1.

Na última rodada da primeira fase do Paulistão, o Santos cumpre tabela contra Juventus, no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos. O Noroeste visita o Guaratinguetá, no Dario Leite. Os dois jogos estão marcados para quarta-feira.

Ficha técnica

Noroeste: Fabiano; Eder (Márcio Gabriel), Fábio e Bonfim; Edno, Deda, Hernani, Luciano Bebê (Bruno Campos) e Toninho; Otacílio Neto (Bruno Mineiro) e Leandrinho. Técnico: Paulo Comelli.

Santos: Fábio Costa; Marcelo (Marcos Aurélio), Antônio Carlos, Leonardo e Kleber; Maldonado, Cleber Santana, Pedro e Zé Roberto (Pedrinho); Rodrigo Tiuí (Jonas) e Rodrigo Tabata. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Gols: Cleber Santana, aos 6 minutos do primeiro tempo. Edno, aos 17, Rodrigo Tabata, aos 33, Marcos Arélio, aos 36, Jonas, aos 42 minutos do segundo tempo.