Santos goleia no final e garante 1.º lugar no Paulistão

Com uma rodada de antecedência, o Santos garantiu neste domingo (8) o primeiro lugar na primeira fase Paulistão ao bater fora de casa o Noroeste, no Alfredo de Castilho, em Bauru, por 4 a 1.

A vitória deixou a equipe santista com 47 pontos, sete a mais que o vice-líder São Paulo – que ainda joga hoje, contra o Grêmio Barueri.

Apesar da derrota – a terceira em casa neste campeonato – o Noroeste se mantém firme na briga por uma vaga na semifinal do interior, com 27 pontos.

Querendo liquidar a fatura logo, o Santos foi para cima e abriu o placar aos seis minutos. Tiuí recebeu na área e foi derrubado pelo goleiro Fabiano. O árbitro marcou pênalti, que Cleber Santana bateu bem e marcou.

O gol deu tranqüilidade ao Santos, que pode impor o seu ritmo de jogo, tocando a bola, alternando os lados do campo e apostando nos contra-ataques, durante o restante do primeiro tempo.

Vencendo e com o primeiro lugar na classificação garantido, os jogadores pendurados do Santos começaram a forçar o cartão amarelo para poderem entrar na semifinal zerados.

No segundo tempo, o Noroeste voltou mais alerta e poderia ter empatado o jogo aos nove, quando Márcio Gabriel passou por três marcadores, invadiu a área e bateu cruzado. Para alivio de Fábio Costa, a bola foi para fora.

A insistência do Noroeste foi premiada aos 17. Leandrinho recebeu na área, trombou com a marcação, mas conseguiu chutar. Fábio Costa rebateu e na sobra, Edno ajeitou e bateu no canto para empatar o jogo.

O empate acordou o Santos, que foi para cima e perdeu duas chances seguidas. A primeira com Jonas, que recebeu na área e chutou em cima da marcação, e a segunda com Pedrinho, também na área, que chutou firme, exigindo grande defesa de Fabiano.

Mas o Santos mostrou que merece ser líder do Paulistão. Aos 33, Jonas fez grande passe para Tabata, que recebeu na marca do pênalti e esbanjou categoria na hora de bater encobrindo Fabiano.

O Noroeste se perdeu em campo e Edno bobeou feio. Aos 36, o volante ficou parado e deu condição para que Tabata recebesse o passe de Cleber Santana, invadisse a área e rolasse para Marcos Aurélio, que entrou livre na segunda trave e só desviou para o gol.

O terceiro gol desabou o Noroeste, que não conseguiu evitar a goleada. Aos 42, Tabata devolveu a gentileza e fez grande passe de cabeça para Jonas, que recebeu na pequena área e bateu cruzado para marcar 4 a 1.

Na última rodada da primeira fase do Paulistão, o Santos cumpre tabela contra Juventus, no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos. O Noroeste visita o Guaratinguetá, no Dario Leite. Os dois jogos estão marcados para quarta-feira.

Ficha técnica

Noroeste: Fabiano; Eder (Márcio Gabriel), Fábio e Bonfim; Edno, Deda, Hernani, Luciano Bebê (Bruno Campos) e Toninho; Otacílio Neto (Bruno Mineiro) e Leandrinho. Técnico: Paulo Comelli.

Santos: Fábio Costa; Marcelo (Marcos Aurélio), Antônio Carlos, Leonardo e Kleber; Maldonado, Cleber Santana, Pedro e Zé Roberto (Pedrinho); Rodrigo Tiuí (Jonas) e Rodrigo Tabata. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Gols: Cleber Santana, aos 6 minutos do primeiro tempo. Edno, aos 17, Rodrigo Tabata, aos 33, Marcos Arélio, aos 36, Jonas, aos 42 minutos do segundo tempo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo