O Santos deve confirmar até terça a realização da pré-temporada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de 3 a 10 de janeiro, com a disputa de um torneio com a Lazio (Itália), Bayern de Munique (Alemanha) e Benfica. Os organizadores da excursão atenderam uma das principais exigências da comissão técnica, que o vôo fretado para transportar o time, visando evitar conexões e perda de tempo em aeroportos. "Falta resolver apenas a questão do seguro dos jogadores para o caso de acidentes", explicou o presidente santista Marcelo Teixeira. O Santos não concordou em retirar de sua cota de US$ 2 milhões o pagamento das apólices. "Mas, já está tudo praticamente certo", acrescentou o dirigente.
A viagem é apenas um dos problemas pendentes no Santos. Passados 15 dias desde o início das férias do futebol, nenhum reforço foi anunciado. Especulações não faltaram, começando com jogadores de bom nível, como Nilmar, Roger, e Carlos Aberto, do Corinthians; Zé Roberto, do Botafogo-RJ, passando pelo artilheiro do Campeonato Brasileiro, Souza, que tem mais um ano de contrato com o Goiás, mas pertence ao Marítimo, de Portugal, e a um grupo de empresários, e até o lateral-direito Nei, da Ponte Preta. E, o pior: o zagueiro Renato Silva, que disputou o Campeonato Brasileiro pelo Flamengo-RJ, foi anunciado pelos dirigentes num dia e no outro assinou com o Fluminense.
Até agora, Teixeira não se conforma com a humilhação que o Santos passou nessa história e procura os culpados. Renato Silva não esteve em os zagueiros mais votados do Campeonato Brasileiro mas sua contratação seria para compensar a saída quase certa de Luiz Alberto – segundo os dirigentes, ele pede muito alto para renovar e não aceita contrato de seis meses -, e para pressionar Manzur e Ronaldo Guiaro a aceitaram as propostas do clube. Sem falar da confusa situação de Cléber Santana. O clube informa que o seu contrato foi renovado por um ano, com uma cláusula que prevê a sua liberação se surgir uma boa proposta de clube europeu no meio da temporada. Porém, o jogador afirma que o seu contrato termina no dia 31 de dezembro e que não houve acerto para a assinatura de um outro, não descartando a possibilidade de ser transferir nos próximos dias para o Atlético de Madri ou Olimpique de Marselha.
Na quarta-feira, Teixeira e Luxemburgo vão acompanhar em Assunção, Paraguai, o sorteio para a organização da tabela da fase preliminar da Copa Libertadores da América de 2007. Por enquanto estão confirmadas apenas as datas dos dois jogos: 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Após a entrevista do médico Carlos Braga, na sexta-feira, sobre o resultado positivo de doping do goleiro Felipe, o clube recebeu o jogador em Cumbica na manhã de sábado, oriento-o a para não atender a imprensa e procurou tranqüilizar a família. Felipe estaria descansando na casa de uma tia, na cidade de Praia Grande, segundo informação do seu pai, José Antônio dos Prazeres, ontem à tarde.
