O Santos voltou a vencer o São Paulo e garantiu vaga nas semifinais do Campeonato Brasileiro. Jogando com a vantagem de perder por até um gol de diferença – havia vencido o primeiro jogo por 3 a 1 na Vila Belmiro – o alvinegro praiano voltou a mostrar um grande futebol no Morumbi e bateu os donos da casa por 2 a 1.

No próximo domingo o Santos vai enfrentar o Grêmio na Vila Belmiro, já pelas semifinais. A decisão de quem vai para a final acontece na próxima quarta-feira, em Porto Alegre. Fluminense e Corinthians fazem a outra partida da rodada, no Maracanã. O São Paulo, que fez a melhor campanha na primeira fase, está eliminado.

É a primeira vez que o Santos chega a uma semifinal de Brasileiro desde 98, quando perdeu para o Corinthians. Uma eventual chegada à final seria a primeira desde 95. O título seria inédito

A forte chuva que atingiu a cidade de São Paulo prejudicou um pouco a presença do público, que não lotou as arquibancadas. Mesmo assim, quase 65 mil pessoas compareceram o espetáculo.

Empurrado pela torcida, o São Paulo começou em cima do adversário e quase abriu o placar, aos 4min, quando Ricardinho cobrou falta no canto esquerdo de Fábio Costa, que espalmou para escanteio.

Na cobrança, o pentacampeão Ricardinho cruzou e o atacante Luís Fabiano subiu mais que a zaga para cabecear para o gol e marcar seu 19° no Brasileirão, se isolando na artilharia.

Como está fora do campeonato, Luís Fabiano torce agora contra Romário, que soma 15 gols na tabela de artilheiros. O Baixinho defenderá o Fluminense contra o Corinthians na outra semifinal.

Apesar da grande qualidade das duas equipes, o jogo ficou muito truncado pelo meio e poucas foram as oportunidades claras de gol na primeira etapa.

As duas equipes voltaram com as mesmas formações para a segunda etapa, mas o futebol apresentado foi muito mais dinâmico que no tempo anterior.

Melhor na partida, o time da Baixada Santista igualou o placar aos 14min: o lateral Léo fez grande tabela com Robinho e bateu de perna esquerda na saída do goleiro Rogério Ceni, que nada pôde fazer

No restante da partida, o São Paulo tentou pressionar o adversário, mas não conseguia se desvencilhar da marcação implacável do Santos, liderada por Paulo Almeida, que praticamente anulou o meia-atacante Kaká.

De quebra, o time de estrelas, que foi chamado de “Real Madrid do Brasileiro” após a contratação de Ricardinho, viu o Santos virar o jogo aos 47min.

Robinho recebeu lançamento pela esquerda e tocou bola açucarada para Diego. O meia, que não jogou bem nesta quinta, se livrou de dois marcadores e tocou na saída de Rogério.

continua após a publicidade

continua após a publicidade