A cidade de Santo Antonio da Platina ? Norte do Estado – recebe a partir desta terça-feira (20), às 19 horas, a exposição itinerante Paraná: Caminhos da História e da Arte, organizada pela Secretaria da Cultura, em parceria com a Junta Comercial do Paraná. No dia seguinte, a comunidade é convidada a participar do Seminário da Cultura Paranaense, evento paralelo e complementar à exposição.

continua após a publicidade

Organizada pelos museus Paranaense, Alfredo Andersen e Arte Contemporânea, a mostra, que acontece no Centro Catequético, na Praça Frei Cristóvão Capinzal, oferece uma oportunidade para a população conhecer um pouco mais sobre a história do Estado por meio de objetos, documentos, fotografias e obras de arte.

Na exposição, o público vai conhecer artefatos característicos de cinco diferentes períodos da história do Estado: Paraná Pré-história, com peças arqueológicas e arte rupestre; Paraná Indígena, com objetos dos principais grupos ? guarani, kaingang e xetá; Paraná Comarca, com trabalho de artistas estrangeiros que documentaram a vida dos paranaenses nas épocas do ciclo do mate, tropeirismo e emancipação política; Paraná Província e República, apresentando fotografias e objetos da segunda metade do século XIX e começo do século XX e, por fim, Paraná Desenvolvimento, mostrando o progresso dos meios de comunicação, a produção de café e a liberação feminina.

O projeto Paraná: Caminhos da história e da Arte é realizado desde agosto de 2005 e, até outubro de 2006, irá percorrer onze cidades de regiões diferentes do Estado, levando conhecimento à população e promovendo a interação da comunidade local.

continua após a publicidade