O secretário de Saúde Claudio Xavier anunciou que pretende reabrir a Senta Casa de Paranaguá com dez leitos de UTI. A medida foi durante reunião realizada na tarde desta sexta-feira na sede da Secretaria, que definiu as novas ações a serem adotadas pelo governo em relação à Santa Casa de Paranaguá e confirmou para a primeira semana de julho a reabertura de alguns dos serviços prestados pela instituição.
“Nossa prioridade é o pronto-socorro e a UTI. Os serviços serão reabertos aos poucos para que a população possa ter o atendimento de excelência que merece”, disse o secretário Cláudio Xavier. A reunião contou com a presença do reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carlos Augusto Moreira Jr., de diretores da Funpar e do HC, além da Procuradoria Geral do Estado (PGE), através da assessora técnica Josélia Nogueira Broliani.
O chefe da 1ª Regional de Saúde (Paranaguá e mais sete municípios), Marcelo Augusto Capraro, e a diretora Lenora Catharina Rodrigo, que estão desde o início da intervenção coordenando as ações da Saúde em Paranaguá, darão prioridade, na segunda-feira, à viabilização da reabertura do pronto-socorro e da UTI. O hospital possui quatro leitos de UTI adulto.
A Procuradoria Geral do Estado concluirá na semana que vem um estudo técnico para definir a formatação jurídica para a reabertura da Santa Casa. E realizará uma reunião com o Ministério Público do Trabalho para definir a melhor situação para os cerca de 220 funcionários da instituição.
Também no início da próxima semana deverá ser concluído o relatório da auditoria que está sendo feita pelas diretorias Administrativa, de Recursos Humanos e pelo Departamento de Material e Patrimônio (Demp) da Secretaria para verificar toda a situação patrimonial e administrativa do hospital.
Após essas definições, a administração da Santa Casa de Paranaguá deverá ser assumida pela Funpar. “Essa é mais uma ação que demonstra a importância da parceria da Universidade Federal com o governo na área da saúde”, disse o reitor Moreira Jr.