Em cerimônia realizada na noite de quinta-feira (27), na Câmara Municipal de Piraquara, o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, assinou o termo de compromisso para a execução de obras e desenvolvimento de ações no município, em função da construção da Barragem Piraquara II.
No total, são 18 reivindicações da comunidade que estão sendo atendidas. O custo destas medidas está estimado em R$ 1 milhão. O prazo de execução e implantação é de 18 meses. A água a ser represada no lago Piraquara II será utilizada para abastecer Curitiba e Região Metropolitana.
Stênio afirma que as ações previstas no termo são fruto de ampla discussão com a comunidade. ?As ações que vamos desenvolver foram solicitadas pelos moradores que entenderam a importância de utilizarmos a água de Piraquara para abastecer Curitiba e Região Metropolitana?, completou. A maior parte das obras e ações tem por objetivo garantir fonte de renda para os agricultores atingidos pela construção da barragem. ?Vamos criar as condições para que as famílias centenárias continuem produzindo o que sempre produziram, mas agora dentro do conceito de preservação dos mananciais?.
O prefeito de Piraquara, Gabriel Jorge Samaha, destacou a responsabilidade do município como berço das águas que formam o complexo de abastecimento público. ?Nossa característica ecológica é o nosso maior patrimônio. Vamos dar um exemplo de desenvolvimento sustentável para o Brasil, pois continuaremos a fornecer água para nossos municípios vizinhos, garantindo a sobrevivência das famílias?.
Os agricultores se dedicam à produção de carne, laticínios, vinho, mel, sucos, doces e compotas, entre outros produtos. O turismo é outra atividade que está sendo incentivada.
Além de Stênio e do prefeito, assinaram o termo de compromisso a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Gilmar Zachi Clavisso, a presidente da Associação Trento Transforma, Lúcia Gaio Jess, o presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Rasca Rodrigues, e o presidente da Comec, Alcidino Bittencourt Pereira.