Uma delegação da África do Sul, composta por representantes de nove empresas de saneamento, do governo e da agência nacional de água do país, visitou a Sanepar nesta terça-feira (08). O objetivo da visita foi conhecer o modelo de gestão aplicado no Paraná para oferecer à população tanto os serviços de água como os de esgoto. Na África do Sul esses serviços não são oferecidos por uma mesma empresa, ou seja, existem empresas só de água ou só de esgoto.

continua após a publicidade

Além de assistir a uma palestra sobre os serviços prestados pela Sanepar e sobre como a empresa funciona e é gerenciada, os visitantes conversaram com o diretor Administrativo Péricles de Holleben Mello e com a diretora de Meio Ambiente e Ação Social Maria Arlete Rosa. Um dos assuntos que mais chamou a atenção da delegação foi a implantação da Tarifa Social. Maria Arlete explicou aos visitantes os objetivos e o funcionamento do programa, os critérios para definição das famílias atendidas e o direcionamento de recursos feito pela companhia para que a tarifa pudesse ser implantada.

Durante a conversa, também foram comentados temas como a relação da Sanepar com os 342 municípios nos quais opera e como a empresa está aplicando a Gestão por Bacias Hidrográficas. Como o governo sul-africano quer unificar a prestação dos serviços no país, os membros da delegação estão percorrendo todas as regiões do Brasil para saber como as empresas brasileiras prestam ambos serviços ao mesmo tempo.

Ao final do encontro, os visitantes elogiaram o exemplo paranaense e afirmaram que continuarão em contato com a empresa para que a Sanepar os auxilie a organizar seu novo modelo de gestão em saneamento.

continua após a publicidade