A partir de 1° de outubro, sexta-feira, o valor da ligação de esgoto cai de R$ 121,93 para R$ 14,80. A decisão de reduzir a taxa em 88% foi tomada, nesta terça-feira, na reunião extraordinária do Conselho de Administração da Sanepar, que acatou a proposta integral da diretoria da empresa.
O presidente da Sanepar, Stênio Jacob, afirma que esse, depois da Tarifa Social, é mais um passo da companhia no cumprimento de sua função social. Para ele, “essa redução possibilita que a população, ainda sem acesso ao serviço, tenha uma melhor qualidade de vida”. Ele acredita que os pedidos para a ligação de esgotos devem aumentar, no mês que vem, principalmente entre a população de baixa renda.
Stênio reitera que coleta e tratamento de esgoto são importantes instrumentos de saúde pública. “Ao baratear o custo da ligação, certamente, acaba-se com focos de doenças relacionadas com a água”, pondera. Além da questão social, o presidente lembra que o os cuidados com o meio ambiente não são esquecidos. “Com o aumento do número de ligações, preserva-se águas subterrâneas receptoras de fossas sépticas e eliminam-se as ligações clandestinas em galerias de águas pluviais”, garante.
As pessoas que se interessarem em fazer a ligação de esgoto podem obter informações, a partir de sexta-feira, pelo telefone da Sanepar 115 ou nos escritórios da empresa, em todo o Estado