A Sanepar recebeu, na terça-feira (22), o diploma de distinção na Gestão em Saneamento pela atuação da Unidade de Serviço de Esgoto da Região Metropolitana de Curitiba (Useg). A entrega do documento foi realizada em Porto Alegre durante a nona edição de premiação do Programa Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), organizado pelo Comitê Nacional de Qualidade da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). O PNQS reconhece as melhores práticas de gestão em empresas de saneamento.
Segundo a coordenadora da Qualidade na Sanepar, Liliane do Rocio Rigoni, ?o diploma homenageia unidades que apresentam boas práticas de gestão". Liliane explicou fatores externos à Unidade, como a variação cambial do dólar, impediram que a Useg fosse melhor pontuada.
Estiveram presentes na cerimônia representantes de empresas de saneamento de todo Brasil. A Sanepar também foi uma das finalistas do PNQS na categoria Inovação em Gestão do Saneamento (IGS), com três casos inscritos e selecionados. A APE-Qualidade inscreveu a Escola Sanepar da Qualidade e o Controle Estatístico de Fiscalização dos Serviços de Manutenção de Redes e Ramais de Água e Esgoto (CEF). A Assessoria de Novos Negócios apresentou o caso sobre Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos.
Discussões
O evento foi realizado durante todo o dia. Os casos selecionados para concorrer ao IGS foram apresentados no IX Seminário Benchmark. Após as apresentações foram divulgados os vencedores e entregues os prêmios e certificados. Durante o encontro, também ocorreu uma reunião sobre o marco regulatório para o setor de saneamento – hoje em discussão no Congresso Nacional ?, da qual participou o secretário nacional do Saneamento, Marcio Gonçalves, representando o Ministério das Cidades.