Em comemoração ao Dia da Árvore, a Sanepar organizou, nesta terça-feira, um evento no Parque das Nascentes para o plantio de 400 mudas de árvores nativas e para o acompanhamento da evolução das mudas plantadas durante a Semana do Meio Ambiente, comemorada em julho. Os plantios às margens da Barragem fazem parte do projeto Replantio do Iraí, coordenado pela diretoria de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar. Cerca de 400 alunos de escolas estaduais participaram do evento.
Somente neste ano, mais de 13 mil árvores já foram plantadas na Barragem do Irai. Metade das mudas vieram de viveiros e os outros 50% fazem parte de um transplante de árvores da região da Barragem do Piraquara II. As plantas transplantadas foram retiradas da área que será inundada com a construção da nova barragem. O objetivo dos técnicos da Sanepar é salvar espécies importantes de árvores, que seriam perdidas caso não fossem replantadas em uma nova área. Ao final do projeto, cerca de 8 mil árvores deverão ser transplantadas.
De acordo com o pesquisador da Sanepar Cleverson Andreoli, esse é um projeto de resgate de flora nativa. “Sempre vemos pesquisadores salvando os animais de áreas inundadas, e, desta vez, também estamos tentando salvar as plantas da região”, disse. As espécies plantadas no Irai foram açoita-cavalo, sapura, pinheiro-bravo, araucária, bracatinga e pessegueiro-bravo.
O Replantio do Iraí é um projeto piloto da Sanepar na gestão de mananciais. “Essa é a terceira vez neste ano que estamos promovendo plantio nessa região. Recuperar a área da barragem é muito importante, porque é de ações como essa que depende a conservação da água, nosso maior patrimônio”, explica a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa.