A Sanepar mantém o rodízio do abastecimento de água suspenso, à espera da chuva prevista para esta quinta-feira (28) e sexta-feira (29). Hoje, o abastecimento é feito com a água extraída de toda a bacia incremental (rios, cavas e três barragens particulares).
As barragens Piraquara e Iraí permanecem fechadas. Desde o dia 15 de setembro ? que foi o mais crítico ? as barragens recuperaram, respectivamente 39 e 77 centímetros, porém ambas ainda estão muito abaixo do nível normal. Piraquara está 6,06 metros abaixo e Iraí, 3,48 metros. No dia 15 de setembro, o volume de água disponível nas duas barragens era de 28%, nesta quinta-feira está em 35,5%.
A situação do rodízio para esta sexta-feira somente será definida amanhã de manhã. Chovendo ou não, os técnicos irão avaliar o volume de água disponível na bacia incremental. ?Se for possível manter o sistema de abastecimento igual ao de hoje, o rodízio permanece suspenso. Mas se tivermos que abrir uma de nossas barragens, o rodízio retorna?, explica o gerente da Sanepar para Curitiba e Região Metropolitana, Antônio Carlos Gerardi.